
Prof. Clécio R. Bom
Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação
Professor e Pesquisador em Tecnologia no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), onde lidera o Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada à Física (LAB-IA). Seu trabalho atual está focado em expandir as fronteiras da inteligência artificial em aplicações na física, incluindo modelagem inversa com Neural Posterior estimation, Physics Informed Neural Networks e o uso de Agentes de IA para problemas em diversas áreas, como Astrofísica e Geofísica.
Utilizando catálogos baseados em IA, obteve a primeira e mais restritiva medida da constante de Hubble a partir de Dark Sirens até então (2024), durante a quarta temporada observacional dos detectores de ondas gravitacionais e foi um dos co-descobridores do evento de colisão de estrelas de Neutrons GRB230307. É porta-voz do Southern Photometric Local Universe Survey (S-PLUS), Pesquisador Principal (PI) do S-PLUS Transient Extension Program (STEP) e de sua vertente voltada a ondas gravitacionais (STEP-GW), além de atuar como PI em diversos projetos de transientes rápidos.Recebeu múltiplos reconhecimentos, incluindo o Prêmio Jacob Pallis da Comissão Fulbright e da Academia Brasileira de Ciências (2025), o Prêmio de Pesquisador da Brazil Conference em Harvard e MIT (2024) e sua eleição como Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2024). Coordena o Taskforce em Large Language Models (LLMs) e Foundational Models da colaboração TVS do Observatório Vera Rubin, bem como o Data Challenge do Vera Rubin Strong Lensing Science Collaboration (2024–2025).
Atualmente, estou envolvido nas seguintes linhas de pesquisa:

- -> Modelos Fundacionais/LLMs/LRMs/IA para Física
- -> Busca por contrapartidas de Ondas Gravitacionais
- -> Cosmologia com Ondas Gravitacionais
- -> Astrofísica de Kilonovas e Buracos Negros Binários
- -> Supernovas e transients rápidos
- -> Busca e modelagem de sistemas de lente gravitacional com Deep Learning
- -> Estimativas de Redshifts Fotométricos com estimadores densidade baseados em IA
- -> Morfologia de Galáxias, identificação e busca de objetos raros
- -> Construção de Modelos de Velocidade usando IA informada por física a partir de imagens sísmicas
- -> Avaliação de imagens sísmicas com Inteligência Artificial
Informações rápidas
Professor e Tecnologista no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF, 2020). Coordenador do Laboratório de HPC e Inteligência Artificial aplicada à física. Foi professor no CEFET-RJ (2014-2020), professor do programa de pós-graduação do CBPF em Instrumentação Científica (2018-presente). Pesquisador visitante (2018) na Universidade de Chicago, onde desenvolveu detectores de imagem supercondutores. Membro de diversas colaborações, tais como: Vera Rubin Legacy Survey of Space and Time, DECam Local exploration SurVEy (DELVE), Southern Photometric Local Universe Survey (S-PLUS), Subaru Prime Focus Spectrograph (PFS) Science Survey. Pesquisador visitante/Pos-doutoral no Fermilab (2017) e do FINK Broker. Doutor em Física pelo CBPF, com atuação em Astrofísica e Cosmologia. Bacharel em Física pela UFRJ e licenciatura pela UCAM.
